Tambores
O tambor é um instrumento de percussão usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndrica, cônica, como um barril, taça ou ampulheta.
No carnaval carioca, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.
Como funciona?
Em suas extremidades há uma membrana esticada que pode produzir um ruído ou um som de altura definida, dependendo do meio utilizado para fazê-la vibrar.
Um pouco de história...
No Brasil os tambores mais antigos são os indígenas, encontrados em várias regiões do país. Estes instrumentos, construídos de forma artesanal e com materiais naturais como madeira e pele de animais, coexistem atualmente com os instrumentos modernos, de fabricação industrial e constituídos em geral de metal e plástico.
Ao longo de todo o período colonial, os tambores foram muito utilizados como instrumento de caráter marcial em ocasiões festivas que remetiam, sobretudo, à família real. Em 1808, segundo os históricos relatos do conhecido Padre Perereca, D. João VI foi recebido no Rio de Janeiro com muitos vivas e repiques de sino, aos “sons dos tambores e dos instrumentos músicos”.
Viajantes estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro durante o século XIX registraram o uso de tambores pelos escravos negros em festividades religiosas e nas manifestações da capoeira.
HORA DA ATIVIDADE
VAMOS APRECIAR TAMBORES SENDO TOCADOS AO RÍTMO DA MÚSICA DESPACITO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO
⇩
MUITO BEM!
AGORA EM SEU CADERNO VOCÊ VAI DESENHAR UM TAMBOR
USE TODA SUA CRIATIVIDADE.
BOM TRABALHO!
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR FOTO DA SUA ATIVIDADE COM SEU NOME E A SUA SALA!
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
PROF. LUCIMARA
989858956