Viva Osasco !!!
Dia 19 de fevereiro é a data do aniversário da nossa cidade que vai fazer em 2021 sabe quantos anos .....
59 anos 🙌😊💕🎂
E você sabe qual é o dia do seu aniversário(data de nascimento)
Quem escolheu seu nome(sobrenome) e porque ?
Onde nasceu(município) ?
Onde você vivi (endereço)?
Conta pra mim a sua história!!!!
Quero que você conheça a história da nossa cidade (com ajuda da família) como ela surgiu , a escolha do seu nome e o hino de Osasco e tentar montar o quebra cabeça da bandeira de Osasco .
Estarei aguardando as suas histórias .
Beijos Professora Benedita
Clique no link abaixo para jogar o quebra cabeça⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️
https://www.jigsawplanet.com/?rc=play&pid=22840dbd9c43
Hino de Osasco↓
A História de Osasco
Osasco emancipou-se em 19 de fevereiro de 1962. Até então, ela existia apenas no papel, porque saía da condição de distrito, ou seja a administração pública era exercida por São Paulo, para nascer uma cidade, que, neste primeiro momento, era desprovida de tudo. Não havia sequer imóveis ou móveis para instalação dos órgãos públicos. A Câmara, por exemplo, foi alojada em um parque infantil na Av. Marechal Rondon e a Prefeitura ocupou um prédio que estava ruindo na R. Primitiva Vianco.
Ocupação Inicial das Terras
Em 1884, o imigrante italiano Antônio Agu adquiriu terras do sítio Ilha de São João, incluindo toda a atual região central da cidade.
Com espírito empreendedor, Agu transformou uma simples olaria instalada no local no complexo fabril da Cerâmica Industrial de Osasco. Seu trabalho inicial era fornecer areia, telhas e tijolos para a ferrovia que já passava por aquelas terras desde 1875, dando início a uma nova fase de desenvolvimento para a região.
O italiano Antônio Agu |
Para trabalhar no local, chegaram as primeiras famílias, a maioria também vinda de outros países e que foram se instalando às margens da estrada de ferro.
Em 1895, a ferrovia Sorocabana abriu um desvio no Km 16 (onde hoje está o Largo de Osasco), para que ali se estabelecesse um ponto de parada. A construção de uma estação de alvenaria ficou a cargo de Antônio Agu, que a doou à empresa ferroviária com uma única exigência: que a estação tivesse o nome de "Osasco", denominação da localidade onde nascera, em Piemonte, na Itália.
A partir deste ponto, grandes empresas foram se instalando na vila, que em 1944, se tornou subdistrito da cidade de São Paulo.
Os problemas se acumulavam. Faltavam serviços básicos, como transporte, hospital e escolas para a população que crescia rapidamente. Foi então que surgiu, em 1947, a Sociedade Amigos do Distrito de Osasco, que teve à sua frente o Dr. Reynaldo de Oliveira.
A estação Osasco nos anos 1930 |
O grupo reivindicava da Capital melhores condições para o subdistrito e assim surgiu o Movimento Emancipacionista, que desejava a autonomia do subdistrito de Osasco.
Houve dois plebiscitos para saber a opinião da população. No primeiro, em 1953, o “não” à emancipação venceu, devido a diversas promessas de melhorias por parte do então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros.
Passaram-se cinco anos até que a luta fosse retomada e, desta vez, o “sim” ganhou, em 21 de dezembro de 1958.
Mas, a votação aconteceu cercada de polêmicas e assim vieram os entraves judiciais. O então prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros, conseguiu um mandado de segurança contra as primeiras eleições municipais, que já contavam com diversos candidatos a vereador, a prefeito e a vice-prefeito.
Movimento Emancipacionista de Osasco |
Após muita briga, a disputa eleitoral foi marcada para 7 de janeiro de 1962 pelo Tribunal Regional Eleitoral. Porém, um dia antes, o prefeito da Capital conseguiu um mandado no Supremo Tribunal Federal e o pleito foi cancelado.
Depois de muita manifestação, inclusive com marchas à Assembleia Legislativa e ao Palácio do Governo, as eleições finalmente ocorreram e Hirant Sanazar foi eleito o primeiro prefeito de Osasco, em 4 fevereiro de 1962. Ele obteve 9.823 votos, dos 23.283 votos válidos.
Em 7 de fevereiro ocorreu sua diplomação, junto com os vereadores eleitos e, no dia 19 de fevereiro, aconteceu sua posse, fato que tornou Osasco oficialmente uma cidade.
19/02/62 - Hirant Sanazar toma posse como prefeito de Osasco |