quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sequência Didática impressa e enviada aos pais no dia 30/Jun/2020

 Atividades complementares enviadas aos pais DO 1 Ano A no dia 30/6/20, conforme os combinados via WhatsApp. Olá queridos alunos e familiares! Todos bem? São tempos difíceis para todos nós. Vamos aproveitar alguns minutos do nosso dia para estudar e passar momentos agradáveis juntos.

1ª dica: Palavras proibidas: “Você fez errado”; diga você fez do seu jeito de criança e AGORA eu faço ao lado da palavra que você escreveu do meu jeito de adulto. Vamos observar as duas formas? Tem algo diferente? Dê tempo para a criança refletir sobre a escrita. Deixe que ela pense e “conserte” do jeito dela, é claro sempre mostrando ao lado do dela o jeito formal da escrita. Incentive, comemore e considere ...dê voz a criança. Não se preocupe se a criança não quiser corrigir, ela ainda está elaborando a suas hipóteses de como se usa as letras, sílabas e de como deve ser essa ordem.

2ª dica: Trabalhe as atividades que eu ENVIEI (ALFABETO E SILABÁRIO) SÓ UM MÍNIMO DE 10 MINUTOS E UM MÁXIMO DE 20 MINUTOS TODOS OS DIAS.  Agora se a criança é animada não vamos interferir, não é? Cada criança tem o seu jeitinho de aprender.

3ª dica: Crie uma rotina com horários regulares de praticar/fazer as atividades. Isso é ESSENCIAL.

 POR GENTILEZA ME ENVIE UMA FOTO OU AÚDIO (POR SEMANA) DA CRIANÇA FAZENDO/FALANDO SOBRE AS ATIVIDADES.       GRATA!

1 ª Semana:

Dia 1: Vamos recortar (com ajuda) as letras do alfabeto? Coloque em uma caixa de papelão ou outro suporte todas as letras. Agora vamos brincar de escolher uma letra e falar em voz alta o nome da letra. Você escolhe uma e fala...a criança escolhe outra e fala e se tiver mais pessoas cada um escolhe a letra e fala. A criança tem que ter a oportunidade de falar várias letras. Se a criança souber todos os nomes das letras é hora de passar para as atividades do dia 2. Por hoje é só.

Dia 2: Converse com a criança sobre o nome dela e como foi escolhido. Diga para ela pegar as letras do alfabeto e “Escrever” o nome dela sem modelo. Agora pegue as letras do nome dela e “escreva” ao lado. Os dois estão iguais? Precisa mudar algo? Deixe a criança pensar e “consertar”; se ela achar necessário. Converse sobre outros nomes da família e escreva pelo menos 4 nomes. Fale para a criança escrever todos esses nomes conforme o modelo.

Dia 4:  Começar com a escrita do nome da criança, sem modelo. Depois vamos brincar: O que é, o que é? Que tem na sala? Escreva as palavras que a criança falar e deixe de modelo para ela pegar as letras e escrever. Pelo menos 4 palavras. Observem a produção da criança e chame a atenção para a ordem das letras.

Dia 5: Começar com a escrita do nome da criança, sem modelo. Agora que a criança já está se habituando a manusear as letras; vamos ampliar o repertório de palavras, sem modelo. Diga que a criança irá falar e escrever 4 nomes de alimentos do dia a dia dela. Ex: leite, salada, arroz, feijão, sopa etc. Uma palavra de cada vez e com atenção.

Semana 2:

Dia 1: Começar com o nome da criança, sem modelo. Agora vamos brincar; O que é, o que é? Quatro coisas que têm na cozinha? Ex.; panela, copo, faca etc. Agora é hora de escolher as letras (uma palavra de cada vez). No ritmo da criança e com atenção.

Dia 2: Começar com o nome da criança, com modelo. Vamos brincar de bingo dos nomes? É mais divertido se tiver de 3 pessoas ou mais. Colocar as letras em um saquinho e sortear uma de cada vez. “Ganha” quem for mais rápido em formar o seu primeiro nome.

Dia 3: Começar com o primeiro nome da criança e acrescentar o nome do meio., com modelo. Hoje vamos escolher: pode ser os alimentos preferidos (4); ou nome dos personagens de livros preferidos (4); ou nome de personagens de jogos (4); ou nome de personagens de desenhos/filmes (4); ou nome de brincadeiras preferidas (4); ou times de futebol. O IMPORTANTE É QUE SEJA ALGO DE QUE A CRIANÇA GOSTE E DEMOSNTRE INTERESSE.  A CRIANÇA ESCOLHE UMA DESSAS OPÇÕES OU OUTRAS (IMAGINAÇÃO/CRIATIVIDADE) E ESCREVE AS PALAVRAS. 

Dia 4:  Começar com o nome inteiro da criança, com modelo. Vamos escrever 4 elementos que fazem parte da festa junina. Ex.: bandeirinha, dança, comidas, brincadeiras etc.  Por hoje é só.

Dia 5: Agora vamos explorar a família silábica. pegue o silabário e a caixa com as letras do alfabeto e ajude a criança a formar palavra simples, apontando o dedo e parando exatamente na sílaba que irá precisar. Exemplo: a palavra escolhida pela criança é: FA LA. ENTÃO A CRIANÇA APONTA O DEDO E PARA PRIMEIRO EM CIMA DA SÍLABA FA E DEPOIS FAZ O MESMO COM A SÍLABA LA. PRONTO! AGORA A CRIANÇA PEGA AS LETRAS DO ALFABETO E ESCREVE A PALAVRA: FALA, NA ORDEM CORRETA. ESCREVER NO MÍNIMO 5 PALAVRAS, SEGUINDO ESSA MESMA DIDÁTICA.

Semana 3 e 4:

Do dia 1 ao dia 10: Observe esses desenhos e escreva o nome deles, usando as letras do alfabeto móvel. Agora escreva a data de hoje em seu caderno e registre esses nomes. Use os dois últimos dias para treinar com o silabário apenas apontando o dedo nas sílabas que formam o nome do desenho. Lembrem-se: respeite sempre a disposição e o ritmo da criança. Vinte minutos por dia ajudam muito no processo da aprendizagem da leitura e escrita. É apenas uma das ferramentas simples, mas que funciona. Eu já testei várias vezes. Ufa! Foi bem trabalhoso, não é? Mas vale a pena.